segunda-feira, 12 de julho de 2010

ESPANHA VENCE A FINAL DA COPA DO MUNDO


Mais de 500 mil espanhóis vibram em praça de MadriAE Mais de 500 mil espanhóis ensandecidos invadiram a Praça de Cibeles, em Madri, para comemorar a inédita conquista da seleção do país. O local é onde os torcedores do Real Madrid costumam festejar seus títulos, mas neste domingo os fãs de todos os clubes deixaram as rivalidades de lado para celebrar o gol de Iniesta, meia-atacante do Barcelona, como um feito único na história do futebol de toda a Espanha. Pintaram de vermelho e "incendiaram" um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital.


O inédito título da Espanha quebrou barreiras, ignorou rivalidades e também amainou diferenças entre as regiões separatistas dentro do território espanhol. Mesmo na Catalunha e no País Basco, hordas de torcedores vestidos de vermelho comemoraram a conquista sem pudores. Pela primeira vez na história, foram armados telões em Barcelona, Bilbao e San Esteban, eternas rivais da capital Madri, para ver o jogo do time campeão.


As bandeiras vermelhas e amarelas e o clima de euforia espalhavam-se pelas regiões mais movimentadas do país desde o início do dia. E, até o fim da noite, nenhuma confusão de maiores proporções havia sido registrada na comemoração em todas as maiores cidades espanholas.


"Essa é a Espanha que a gente deseja, uma Espanha criativa, que fala com o mundo com uma nova linguagem", disse o primeiro ministro espanhol, Jose Luis Rodríguez Zapatero, aproveitando a ocasião para esquecer os graves problemas econômicos que o país enfrenta. "A seleção espanhola mostrou para a gente como seguir em frente com esforço e criatividade."


A estudante Eugenia Ribera, de 16 anos, pulava entusiasmada, em Madri, vestindo camisa de Fernando Torres, que não marcou sequer um gol na Copa. "Hoje (domingo) foi um dia para lembrarmos para sempre. O país todo está muito orgulhoso", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário