Conheça a Laranja Mecânica brasileira
Time do Paraná alia técnica do Brasil à mentalidade holandesa
Leo Burlá
RIO DE JANEIRO
Um oceano separa o Brasil da Holanda, no entanto, no Norte do Paraná, mais precisamente em Arapongas, está instituída uma embaixada informal daquele país. Desde 2007, três investidores holandeses fundaram o E.C. Laranja Mecânica, clube de futebol que conta com as categorias mirim, infantil e juvenil.
A ideia original é fazer um casamento entre a qualidade técnica do europeu ao conhecimento de categorias de base acumuladas pelos vice-campeões mundiais de 1974 e 1978.
Para Marco Plomp, ex-jogador profissional do Sparta Rotterdam e um dos responsáveis pelo projeto, a Holanda detém a melhor base do mundo. Segundo ele, isto tem uma explicação que difere da mentalidade canarinho.
- Em nosso clube, o resultado das partidas não é o mais importante, o fundamental é que o jogador atinja a categoria profissional. É assim que se trabalha na Holanda - pondera Plomp, que não nega que há um desejo de se descobrir um novo 'Ronaldinho Gaúcho'.
As equipes do Laranja são dirigidas por brasileiros, contudo, os esquemas 4-3-3, 3-4-3 e a valorização máxima da bola - marcas registradas da seleção holandesa - estão presentes no clube paranaense.
A estrutura do clube é digna de uma das mais importantes escolas do futebol mundial. Em 104 mil m2, os jogadores contam com dormitórios, piscinas e refeitório. Há a obrigatoriedade de frequência escolar. Willy van de Kerkhof, jogador holandês das seleções de 74 e 78 já esteve lá ministrando palestras para os jovens. Willy, inclusive, está envolvido diretamente no projeto.
- É importante que eles saibam que nem sempre os mais talentosos chegam ao topo, é preciso ter capacidade mental - filosofa Marco, que crê em vitória brasileira na partida desta sexta-feira, apesar de ter classificado a equipe de Dunga como uma seleção sem muita identidade com o futebol do Brasil.
Para celebrar o encontro entre Holanda e Brasil, válido pelas quartas de final, está sendo preparada uma grande festa no CT do clube. Na hora do jogo, muito verde e amarelo. Assim que o juiz apitar o fim da partida em Porto Elizabeth, tudo volta ao laranja habitual.
FICHA TÉCNICA:
Esporte Clube Laranja Mecânica
Cidade Arapongas (PR)
Data de fundação
02 de julho de 2007
Clubes parceiros Atletico-PR, Grêmio, Cruzeiro, Juventude, Serrano, Roma Apucarana, Caixias, Joinville, Sporting Braga (POR) e Coritiba
Sonho Tornar-se um clube auto-sustentável
Nenhum comentário:
Postar um comentário